top of page
REALISE
 
O samba é considerado por muitos o principal ritmo musical brasileiro, ritmo esse que ao longo da nossa historia vem revelando gênios como Donga, João da Baiana, Noel Rosa, Geraldo pereira, Cartola, Candeia, Nelson Cavaquinho, Luis Carlos da Vila e tantos outros.
 
“Contra Corrente” é um documentário que une para um grande debate o universo acadêmico, jornalistas, radialistas, historiadores e principalmente sambistas de varias gerações que mantiveram e mantém essa chama acesa. Artistas que durante décadas alimentaram um mercado fonográfico que mesmo tendo lucros astronômicos teimou em tratar o Samba como sub produto. Produto esse que alimentou o mercado musical brasileiro por mais de um século e que agora com a crise deste mercado corre o risco de extinguir toda uma cultura que foi criada para a valorização do negro carioca e brasileiro por conta de um sistema que não tem nenhum investimento para que se preserve e revele efetivamente sambistas que continuam compondo sambas maravilhosos mas não tem a chance de mostrar e nem gravar a sua obra.
 
A principal intenção do documentário “Contra Corrente” é discutir essa industrialização do Samba que deixa o seu criador cada vez mais longe da sua criação, sim, pois o sambista da atualidade não tem mais a sua obra tocada nas rádios, não tem mais os grandes interpretes para gravar a sua obra e não pertence mais a ele a escola de samba que ele fundou para defender e preservar a sua cultura.
 
Mas o samba como sempre se reinventa, e é isso que queremos mostrar com esse projeto, um documentário que visa através do debate, mostrar um grupo de compositores que estão despontando pela qualidade de suas criações, mesmo longe da mídia institucional eles vem conquistando a atenção de multidões cada vez mais jovem, inclusive universitários através de seus sambas, apresentados nas rodas de sambas espalhadas pela cidade e pelo subúrbio carioca.
 
Um documentário que tem a intenção de levar ao grande publico o que acontece realmente com o samba na atualidade, não esse samba fabricado para dar audiência, mas a dificuldade de cada artista de viver da sua arte, quer mostrar onde a arte nasce realmente, das mãos e da inspiração do seu criador, e se possível mostrar para essa nova geração um caminho para que esses talentos despontem e sobrevivam com dignidade de sua arte, seu maior patrimônio, preservando e dignificando assim uma historia que foi construída com muita luta por varias gerações passadas através de grandes sambistas que construíram uma rica obra e morreram pobres sem ver o seu samba se tornar um produto rentável. A verdadeira intenção deste projeto, é tornar o compositor do samba brasileiro tão grande quanto sua obra, como era o sonho dos grandes mestres Paulo da Portela e Candeia.
bottom of page